A decisão de empreender não é um processo automático nem imediato, correspondendo normalmente a um percurso constituído por oito etapas:
Etapas:
1ª Etapa: Avaliação da Ideia
2ª Etapa: Definição de Estratégia
3ª Etapa: Elaboração Plano Operacional
4ª Etapa: Elaboração do Plano de Negócios
5ª Etapa: Selecção de Capital Inicial
6ª Etapa: Constituição forma da Empresa
7ª Etapa: Recrutamento, Organização e Definição de Responsabilidades
8ª Etapa: Início de Actividade |
|
1ª Etapa: Avaliação da Ideia
O empreendedor deverá responder a algumas questões ligadas à sua própria capacidade para criar um negócio, à caracterização objectiva do produto, à ponderação das questões de mercado, ao levantamento dos recursos materiais necessários, à ponderação dos aspectos ligados ao processo tecnológico e à avaliação do potencial económico do projecto. |
2 ª Etapa: Definição de Estratégia
Depois da ideia inicial ter sido avaliada e apreciada, o empreendedor avançará para o desenvolvimento do conceito de negócio, o qual consiste, essencialmente, em estabelecer, de maneira clara e precisa, o posicionamento estratégico da empresa no mercado e definir os objectivos comerciais e as políticas a aplicar na sua concretização.
É nesta fase que se procede à definição clara dos produtos ou serviços a vender, explorando os factores que melhor poderão ir ao encontro das necessidades e preferências dos seus utilizadores. É também neste momento que se tomam as opções comerciais mais convenientes no que respeita a: fornecedores e clientes potenciais; política de preços e condições de venda; entre outros.
|
3ª Etapa: Elaboração Plano Operacional
Nesta fase, o empreendedor já será capaz de definir qual o seu mercado (ou segmento de mercado) alvo e quais os obstáculos que podem dificultar a sua conquista.
Definidas as exigências e a estratégia de penetração ou desenvolvimento do mercado, o empreendedor deverá ser capaz de definir quais as necessidades para implementar o seu negócio e avançar nos seguintes domínios:
Escolha de parceiros/colaboradores/sócios
Escolha racional do equipamento
Escolha de instalações funcionais
|
4ª Etapa: Elaboração do Plano de Negócios
Esta etapa é fundamental para o sucesso da empresa. Vão ser passadas para o papel, de forma estruturada, todas as ideias que foram desenvolvidas até ao momento. Este é o momento de discutir estratégias, definir prioridades, rejeitar ideias de menor qualidade.
O objectivo desta fase é que a equipa conceba um plano de negócios que exponha de forma realista como é que esta planeia transformar as suas ideias num negócio exequível, sustentável e lucrativo.
|
5ª Etapa: Selecção de Capital Inicial
O empreendedor deve decidir como vão financiar o seu projecto. O ideal seria financiar o seu negócio com capitais próprios, mas a percentagem de empreendedores que consegue criar uma empresa sem recorrer a financiadores externos é residual.
Assim, resta o recurso à banca, a investidores privados ou a sociedades de capital de risco.
A estimativa realista das necessidades de capital inicial do projecto é fundamental para o arranque do negócio.
Deverá também existir uma estratégia para atrair os investidores e convencê-los que de o projecto é viável. Nesta fase, o objectivo é conseguir um compromisso de financiamento que assegure a criação da empresa.
|
6ª Etapa: Constituição forma da Empresa
Ultrapassada a questão do capital inicial, o empreendedor deverá avançar para a constituição formal da empresa.
Passa-se à escolha da forma jurídica, CAE e ao objecto social adequado ao negócio a desenvolver.
|
7ª Etapa: Recrutamento, Organização e Definição de Responsabilidades
Quando o início da actividade estiver próximo e a estimativa do número e perfil dos colaboradores a contratar estiver definida, há que proceder à selecção e recrutamento da equipa.
|
8ª Etapa: Início de Actividade
Cumpridas as etapas anteriores, chega o momento de iniciar a actividade da empresa.
Nesta fase, devem ser estabelecidos os principais sistemas de gestão e definidas as áreas de contabilidade, logística, controlo de qualidade e entre outras.
É também importante que se defina e inicie o processo de promoção da empresa, apostando em campanhas de publicidade, maillings para o seu o público-alvo, press releases e outros meios.
A motivação dos colaboradores para o início de actividade, mediante o fornecimento de indicações precisas acerca do que se espera e dos objectivos a atingir, é fundamental neste momento. É também este o momento de contactar os fornecedores e definir prazos.
|
|